[INSIGHTCULTURALBRASIL] RAFAEL SANZIO - GRANDE PINTOR RENASCENTISTA ITALIANO
Revisão: Professor Mário Lima
Raffaello Sanzio (Rafael Sanzio), nasceu em Urbino, então capital do ducado do mesmo nome, na Itália, no dia, no dia 06 de abril de 1483. Era filho do pintor e humanista Giovanni Santi, homem culto e bem relacionado com a corte do duque Federico de Montefeltro, que encorajava todas as formas artísticas e transformou Urbino em um verdadeiro centro cultural.
Ele é considerado o "Príncipe dos pintores". Foi encarregado pelo papa Júlio II para decorar com afrescos as salas do Vaticano hoje conhecidas como as “Stanzas de Rafael”.
Rafael Sanzio recebeu do pai as primeiras lições de pintura. Após a morte do pai, em 1494, Rafael foi para Perugia, onde aprendeu com Pietro Perugino a técnica do afresco. Rapidamente superou seu mestre. Em 1502, com 19 anos, concluiu o afresco para o “Retábulo Baronci”, na igreja de São Nicolau de Tolentino.
Em 1504, Sanzio realizou sua primeira obra de destaque, Casamento da Virgem, para a igreja de S. Francisco na Città di Castello. A influência de Perugio evidencia-se na perspectiva e na relação proporcional entre as figuras.
No ano de 1504, Rafael foi para Florença, atraído pelos trabalhos que estavam sendo realizados no Palazzo della Signoria, por Leonardo da Vinci e Michelangelo. Sob a influencia de Da Vinci, sua obra tornou-se mais sofisticada, absorveu a estética renascentista e executou diversas madonas, entre elas: Madona do Prado, Madona Esterházy e A Bela Jardineira.
Rafael fez uso das grandes inovações introduzidas na pintura de Da Vinci como o claro-escuro, contraste de luz e sombra, que empregou com moderação, e o esfumado - sombreado levemente atenuado, em vez de traços, para delinear as formas.
Durante o outono de 1508, o artista foi convidado por Bramante, seu amigo e arquiteto do Vaticano, para ir à Roma trabalhar para o papa Júlio II (pontífice de 1503 a 1513) na decoração das novas acomodações do palácio pontifício.
Os esboços de Rafael atraíram a atenção do papa que não hesitou em confiar a totalidade do empreendimento ao jovem pintor, chegando a dar ordens para destruir os afrescos já começados por outros artista.
Nos 12 anos que permaneceu em Roma, Rafael dedicou-se à pintura dos afrescos de quatro salas do Vaticano, que ficaram conhecidas como as “Stanzas de Rafael”, são elas: Stanza dela Segnatura, Stanza di Heliodoro, Stanza dell’ Incendio di Borgo e Stanza di Constantino.
Na Stanza della Segnatura, sala usada por Júlio II como biblioteca e escritório particular, onde se assinava os decretos da Igreja, Rafael pintou o teto dividido em quatro seções dedicadas a cada uma das faculdades do espírito, representadas por alegorias femininas: Filosofia, Justiça, Poesia e Teologia.
Nas grandes paredes da Stanza della Segnatura, Rafael pintou importantes afrescos, como: A Disputa ou Discussão do Santíssimo Sacramento, que mostra uma visão celestial de Deus, seus profetas e apóstolos.
Outra famosa obra pintada na parede da Stanza della Segnatura é: A Escola de Atenas, na qual o pintor representa o encontro dos grandes filósofos da antiguidade, ao redor de Aristóteles e Platão.
Alguns anos antes, em 1512, Rafael recebeu a encomenda do papa Júlio II para pintar a Madona Sistina, para a igreja de São Sisto, em Placencia.
Após a morte do papa Júlio II, em 1513, a decoração dos aposentos pontifícios continuou sob o novo papa, Leão X, até 1517. Devido à grandiosidade do empreendimento, as últimas partes foram pintadas pelos discípulos de Rafael.
Rafael assumiu ao mesmo tempo numerosas tarefas: Pintou retratos, altares, cartões para tapeçarias, cenários teatrais e projetos arquitetônicos de igrejas como a de Sant’ Eligio degli Orefici, em Roma.
Em 1514, com a morte de Bramante, Rafael foi nomeado para suceder-lhe como arquiteto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro, onde substituiu a planta em cruz grega ou radical, por outra mais simples, em cruz latina ou longitudinal.
Competente pesquisador interessado na antiguidade clássica, Rafael foi designado, em 1515, para supervisionar a preservação de preciosas inscrições latinas em mármore. Em 1517, foi nomeado encarregado geral de todas as antiguidades romanas, para o que executou um mapa arqueológico da cidade.
Sua última pintura foi Transfiguração, encomendada em 1517 e concluída em 1520, que se desvia de seu estilo e apresenta traços da expressão barroca.
Rafael Sanzio faleceu em Roma (Itália), no dia 06 de abril de 1520, com apenas 37 anos, após uma febre repentina. Seu corpo foi sepultado no Panteão de Roma, coberto de honrarias.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Biografia de Rafael Sanzio. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael>. Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL, History Channel. Retrato do Pintor Renascentista Rafael Sanzio. Disponível em: <https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/morre-rafael-pintor-e-arquiteto-italiano>. Acesso em: 18 jun. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Biografia do Pintor Rafael Sanzio. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/rafael_sanzio/>. Acesso em: 18 jun. 2023.
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