[INSIGHTCULTURALBRASIL] RENATO ARAGÃO - O ETERNO DIDI MOCÓ
Texto: Professor Willis Araújo
Revisão: Professor Mário Lima
Antônio Renato Aragão nasceu em Sobral - CE, no dia 13 de janeiro de 1935. Ele é um ator, comediante, diretor, produtor, humorista, escritor, roteirista, apresentador, cantor, advogado, cineasta, empresário, redator, dublador e blogueiro brasileiro, famoso por liderar a série televisiva "Os Trapalhões", nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi Mocó, seu principal personagem. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961.
Aos 24 anos, inscreveu-se num concurso da TV Ceará para trabalhar como "realizador" - Uma espécie de diretor, redator e produtor de programas. Ele venceu, demonstrando seu talento e em pouco tempo já trabalhava como ator. O primeiro programa de televisão de que participou foi Vídeo Alegre.
Em 1964, Renato mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de estudar direção de programas e logo foi contratado pela TV Tupi de São Paulo para trabalhar no humorístico A, E, I, O...URCA. A mudança para a TV Excelsior em 1966, lhe proporcionou a oportunidade de criar um humorístico próprio; nascia então "Os Adoráveis Trapalhões", em que contracenava com Wanderley Cardoso, Ivon Curi e Ted Boy Marino.
Os Trapalhões foi um programa humorístico televisivo da Rede Globo criado em 1977, onde Renato Aragão alcançou a fama nacional nos anos 80 e início dos anos 90, interpretando seu personagem Didi Mocó ao lado de seus três companheiros: Dedé Santana, Mussum e Zacarias e um grande elenco coadjuvante. Houve também uma grande sequência de filmes do quarteto liderado por Renato Aragão.
O Didi Mocó é o personagem de maior sucesso interpretado por Renato Aragão. O personagem é tão famoso que Renato Aragão é mais conhecido pelo nome Didi do que pelo seu próprio nome.
O nome completo do personagem é: Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo. Por vezes, Didi, ao mencionar seu nome completo, alertava que o nome Mufumbo se escrevia "com dois bês" e o nome Mocó, com dois acentos no "o"). Renato conta que o nome Didi Mocó foi criado de improviso em um programa de auditório.
#bloginsightculturalbrasil #curta #comente #compartilhe #renatoaragao #eternodidimoco #estrategistajohnkenneth #professorwillisaraujo #professormariolima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Biografia de Renato Aragão. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Arag%C3%A3o>. Acesso em: 14 mai. 2023.
GLOBO, Memória. Lembranças da Turma do Didi. Disponível em: <https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/infantojuvenil/a-turma-do-didi/>. Acesso em: 14 mai. 2023.
FM, Nova Brasil. Fotografia do Personagem Didi Mocó. Disponível em: <https://novabrasilfm.com.br/notas-musicais/brasilidade/9-fotos-historicas-de-renato-aragao-como-didi-na-comedia-brasileira/>. Acesso em: 14 mai. 2023.
Comentários
Postar um comentário