[INSIGHTCULTURALBRASIL] GIANFRANCESCO GUARNIERI - O ITALIANO MAIS BRASILEIRO DO MUNDO


Texto: Professor Willis Araújo
Revisão: Professor Mário Lima

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi De Guarnieri (Gianfrancesco Guarnieri), nasceu em Milão - Itália no dia 06 de agosto de 1934. Era filho de músicos antifascistas. Seus pais, o maestro Edoardo Guarnieri e a harpista Elsa Martinenghi, decidiram mudar-se para o Brasil em 1936, se estabelecendo no Rio de Janeiro.

No início dos anos 1950, a família se mudou para São Paulo. Líder estudantil desde a adolescência, Guarnieri começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) e um grupo de estudantes de São Paulo. Em 1955, criaram o Teatro Paulista do Estudante, com orientação de Ruggero Jacobbi. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena, fundado e dirigido por José Renato.

Sua peça de estreia como dramaturgo foi Eles Não Usam Black-Tie, encenada em 1958 pelo Teatro de Arena. Com direção de José Renato, o elenco contou com grandes talentos que começavam a despontar no teatro brasileiro, como o próprio Guarnieri (no papel de Tião), com a estreia profissional de Lelia Abramo (Romana), Miriam Mehler (Maria), Flavio Migliaccio (Chiquinho), Eugênio Kusnet (Otávio), Francisco de Assis (Jesuíno), Henrique César (João), Celeste Lima (Teresinha), Riva Nimtz (Dalva) e Milton Gonçalves (Bráulio).

A peça estava programada para encerrar devido uma crise financeira, mas logo ela alcançou um sucesso imenso, sendo um dos marcos da renovação do teatro brasileiro da época. A peça, o autor e o elenco foram premiados pelo então governador de São Paulo - Jânio Quadros e o Arena foi salvo da crise financeira que há tempos assolava o grupo. Paralelamente, o diretor Roberto Santos dava o pontapé inicial no Cinema Novo com o filme O Grande Momento, protagonizado por Guarnieri e Miriam Pérsia.

No final dos anos 50, passou a conciliar sua bem-sucedida atividade no teatro com uma presença cada vez maior na televisão e no cinema. Virou, assim, um dos nossos melhores e mais populares atores.

Na televisão, atuou em novelas como A Muralha (1968) e Mulheres de Areia (1973-74), ambas de Ivani Ribeiro, Éramos Seis (1977), Jogo da Vida (1981-82), Cambalacho (1986), Rainha da Sucata (1990) e A Próxima Vítima (1995), todas de Sílvio de Abreu, Sol de Verão (1982-83), de Manoel Carlos, Vereda Tropical (1984-85), de Carlos Lombardi, Mandala (1987-88), de Dias Gomes e Que Rei Sou Eu? (1989), de Cassiano Gabus Mendes, além de minisséries como Anos Rebeldes (1992), de Gilberto Braga e Incidente em Antares (1994), de Nelson Nadotti e Charles Peixoto, baseada no livro homônimo de Érico Veríssimo. O público mais jovem provavelmente o reconhece pelo papel do carinhoso e divertido avô Orlando Silva, da série juvenil Mundo da Lua (1991-92), escrita por Flávio de Souza.

O ator também fazia cinema. Além de protagonizar O Grande Momento, também participou de filmes como O Jogo da Vida (1976), de Maurice Capovilla, Gaijin – Os Caminhos da Liberdade (1980), de Tizuka Yamasaki, Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirszman (versão para sua peça em que desta vez interpretou o pai sindicalista), filme que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, A Próxima Vítima (1983), de João Batista de Andrade, Beijo 2348/72 (1990), de Walter Rogério e O Quatrilho (1995), de Fábio Barreto. Seu último filme foi Contos de Lygia, de 1998, no qual contracenou com Natália Thimberg sob direção de Del Rangel.

Guarnieri foi Secretário da Cultura da cidade de São Paulo entre os anos de 1984 e 1986 no governo de Mário Covas. Nessa oportunidade procurou valorizar as ações comunitárias. Ele era um comunista ativo.

Gianfrancesco Guarnieri gravava no Teatro Oficina a telenovela Belíssima da Rede Globo, em que interpretava o personagem Pepe, no dia 02 de junho de 2006, quando sentiu-se mal, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, onde veio a falecer de insuficiência renal crônica, cinquenta dias depois, no dia 22 de julho.

#bloginsightculturalbrasil #curta #comente #compartilhe #gianfrancescoguarnieri #oitalianomaisbrasileirodomundo #estrategistajohnkenneth #professorwillisaraujo #professormariolima 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Biografia de Gianfrancesco Guarnieri. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Gianfrancesco_Guarnieri>. Acesso em: 26 jun. 2023.

ITALIANISMO. Fotografia do Ator Gianfrancesco Guarnieri. Disponível em: <https://italianismo.com.br/guarnieri-veio-da-italia-e-fez-historia-nas-artes-cenicas/>. Acesso em: 26 jun. 2023.

EDUCAÇÃO, Uol. Biografia do Ator Ítalo-brasileiro Gianfrancesco Guarnieri. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/biografias/gianfrancesco-guarnieri.htm>. Acesso em: 26 jun. 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[INSIGHTCULTURALBRASIL] ADAM SANDLER - GRANDE ATOR E COMEDIANTE NORTE-AMERICANO

[INSIGHTCULTURALBRASIL] RAFAEL SANZIO - GRANDE PINTOR RENASCENTISTA ITALIANO

[INSIGHTCULTURALBRASIL] ENTREVISTA COM DANILO ROCHA (CANTOR SERTANEJO)