[INSIGHTCULTURALBRASIL] MICHELANGELO BUONARROTI - GRANDE GÊNIO DA ARTE MUNDIAL


Texto: Professor Willis Araújo
Revisão: Professor Mário Lima

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Michelangelo Buonarroti) nasceu em Caprese (Localidade próxima a cidade de Toscana de Arezzo - Itália) no dia 06 de março de 1475. Seus pais, Lodovico Buonarroti e Francesca eram descendentes de família de ascendência aristocrática.

Na escola, Michelangelo se interessava apenas em desenhar contrariando seus pais que não queriam um filho artista. Ainda criança, sua família mudou-se para Florença, onde com 13 anos conseguiu ingressar na oficina de Domenico Ghirlandaio, com quem aprendeu as técnicas de afresco e painel.

Em 1489, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, ele passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni na escola de Lourenço de Médici, onde a família conservava valiosa coleção.

Hospedado no palácio de Lourenço de Médici e convivendo com a elite nobre e intelectual de sua época, empolgou-se com as ideias do Renascimento italiano. Em 1492, conclui sua primeira escultura Madona da Escada.

No mesmo ano concluiu a “Batalha dos Centauros” e “Hércules”, para Pierro de Médici e o “Crucifixo” para o Convento do Espírito Santo. Após a morte de Lourenço, Michelangelo foi para Bolonha, onde encontrou hospitalidade.

Sob a influência de Jacopo dela Quercia, em 1494, esculpiu três estátuas para o túmulo de São Domingos, um “Angelo Reggicero” e as estátuas de “São Procolo” e “São Petrônio”. No ano seguinte retornou para Florença onde esculpiu, em mármore, a estátua do padroeiro da cidade “San Giovannino”.

Em 1496, Michelangelo mudou-se para Roma e antes de voltar-se para a técnica de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498, esculpiu Baco para o cardeal Raffaele Riario.

No ano de 1497, o cardeal francês Jean Bilheres, embaixador do rei da França na corte papal, contratou Michelangelo par esculpir uma escultura de mármore para sua capela na nova Basílica de São Pedro.

O artista foi enviado para Carrara para escolher o melhor mármore, em bloco único, para a obra Pietà, que foi finalizada em 1499. Orgulhoso com sua obra, o artista decidiu colocar sua assinatura na faixa que passa sobre o busto de Maria. A obra está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Em 1501, Michelangelo retornou para Florença e recebeu o pedido para confeccionar 4 estátuas para o altar da capela Piccolomini, da Catedral de Siena: “São Pedro”, “São Pio”, São Paulo e São Gregório. Nesse mesmo ano recebeu a encomenda para esculpir o colossal Davi, uma estátua de 4,34 m de altura, que ficou pronta depois de dois anos e meio.

No ano de 1504, quando “Davi” estava prestes a ser terminado, uma comissão de artistas (Botticelli, Perugino, Andrea dela Robbia e Leonardo da Vinci) estabeleceu que a estátua, em vez de ser colocada na Catedral de Siena, deveria ficar na Piazza dela Signoria, ao lado da entrada do Palácio Velho. A obra está hoje na Academia de Belas Artes de Florença.

Em 1505, o papa Júlio II chamou o artista para Roma e o encarregou de esculpir um grande Mausoléu de Júlio II, com mais de quarenta figuras em tamanho natural. Por falta de pagamento, o escultor desentendeu-se com o papa, fugiu de Roma e não concluiu o projeto.

Depois de oito anos, o contrato foi renegociado e o projeto reduzido. Na obra, se destaca a estátua de Moisés, de mármore com 2,35 m de altura, ocupando o espaço central da parte inferior do monumento, ladeado por Lia e Raquel.

Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de decorar a Abóbada da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, no Vaticano. O artista protestou: “Não sou pintor e sim escultor". Mesmo assim, durante quatro anos realizou o exaustivo trabalho de afrescos no teto da capela que foi entregue ao público no Dia de Todos os Santos em 1512.

Na obra aparecem 300 personagens em cenas do Antigo Testamento e da mitologia. Entre os afrescos estão: os profetas: Isaías, Ezequiel, Jonas, Jeremias e Daniel, O Pecado Original a Expulsão do Paraíso e a Criação de Adão.

No ano de 1512, os Medicis haviam retomado o poder em Florença e os papas Leão X e Clemente VII, membros da família, encarregaram Michelangelo de realizar vários projetos em Florença, onde o artista residiu entre os anos de 1514 a 1534.

Em 1520 iniciou o projeto da capela mortuária na Igreja de São Lourenço, para abrigar os sepulcros da família Médici. Em 1524 foi encarregado de projetar a Biblioteca Laurenziana.

Em 1534 foi nomeado pelo Papa Paulo III, “arquiteto, escultor e pintor oficial do Vaticano e fixou residência em Roma. Entre 1534 e 1541, durante o pontificado de Paulo III, Michelangelo pintou o grande afresco, o Juízo Final, na parede do altar da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro.

A Partir de 1547, quando tinha 73 anos, Michelangelo foi convidado para projetar a grande Cúpula da Basílica de São Pedro. Durante dezesseis anos o artista dirigiu os trabalhos de construção da cúpula com 42 metros de diâmetro e uma altura de 132,5 metros do chão.

Michelangelo faleceu em Roma (Itália) no dia 18 de fevereiro de 1564, com 88 anos de idade. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Michelangelo Buonarroti. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/michelangelo/>. Acesso em: 20 jun. 2023.

WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Biografia e Ilustrações de Michelangelo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo>. Acesso em: 20 jun. 2023.

AIDAR, Laura. Biografia de Michelangelo. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/michelangelo/>. Acesso em: 20 jun. 2023.

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