[INSIGHTCULTURALBRASIL] RAUL CORTEZ - O CHARME DO ATOR BRASILEIRO


Texto: Professor Mário Lima
Revisão: Professor Willis Araújo

Raul Christiano Machado Cortez (Raul Cortez), nasceu em São Paulo, no dia 28 de agosto de 1932. Foi um ator, produtor e diretor brasileiro. Ao longo de sua carreira ganhou os principais prêmios do país, incluindo dois Troféus Imprensa, três Prêmios APCA, cinco Prêmios Molière, um Prêmio Qualidade Brasil e um Troféu Candango do Festival de Brasília, além de ter recebido duas indicações ao Grande Otelo e duas indicações ao Prêmio Guarani.

Raul, pensava ser advogado, mas aos 22 anos decidiu trocar os tribunais pelo palco. Sua estreia foi em 1955 e no ano seguinte já fez o primeiro papel no cinema, em O Pão que o Diabo Amassou. Em 1965, foi Joaquim em Vereda da Salvação, em 1969 encarnou um travesti na peça Os Monstros e em 1970 fez o primeiro nu do teatro brasileiro em O Balcão, de Jean Genet.

Na década seguinte recebeu vários prêmios, mas a consagração veio da mão da peça Rasga Coração (1979), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Última escrita pelo mestre Oduvaldo Vianna Filho, na qual contracenou com Lucélia Santos, interpretando o amargurado funcionário público e ex-militante comunista Maguary Pistolão. A cena final, escrita por Vianinha, foi marcante: o funcionário público aparece nu amarrado por cordas nos pés e dependurado no ponto mais alto do palco.

Após participar de algumas telenovelas nas emissoras Excelsior, Bandeirantes e Tupi, Raul Cortez estreou na Rede Globo em outubro de 1978 no especial "Ciranda, Cirandinha" no papel do pai de Tati, personagem principal vivida pela atriz Lucélia Santos. Dois anos depois, em 1980, protagonizou ao lado de Reginaldo Faria a novela de Gilberto Braga, Água-viva, na qual interpretou o cirurgião plástico Miguel Fragonard. Com este trabalho alcançou notoriedade e reconhecimento do público, tornando-se uma estrela da televisão.

Para isso também contribuíram papéis em Baila Comigo (1981), de Manoel Carlos, um amigo de 40 anos, que chegou a convidá-lo para participar de Partido Alto (1984), primeira novela de Aguinaldo Silva. Posteriormente, de 1993 a 1995 foi apresentador fixo do programa Você Decide.

Os mega-vilões Virgílio Assunção, de Mulheres de Areia (1993), e Geremias Berdinazzi, de O Rei do Gado (1996), aumentaram sua fama internacional, particularmente na Rússia, onde ambas as novelas atingiram enorme audiência no país. Terra Nostra, uma das tramas mais vendidas da Globo, o levou aos cinco continentes com outro italiano: Francesco Magliano.

Em 2004 participou da novela Senhora do Destino interpretando Pedro Correia de Andrade e Couto (o Barão de Bonsucesso). Em 2005, precisou suspender temporariamente sua participação devido ao avanço da doença que causaria sua morte tempos depois.

Tudo parecia relativamente resolvido, pois ainda retornaria às telas em 2006 interpretando Antônio Carlos, na minissérie JK, a biografia do Ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Raul Cortez é considerado um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos. Apesar de ser descendente de espanhóis e portugueses, foram marcantes seus personagens italianos em telenovelas como: O Rei do Gado, Terra Nostra e Esperança.

Em dezembro de 2004, Raul Cortez foi operado para a remoção de um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado, seguindo-se um tratamento quimioterápico. Em 30 de junho de 2006 foi novamente internado e faleceu no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, no dia 18 de julho de 2006.

#bloginsightculturalbrasil #curta #comente #compartilhe #raulcortez #ocharmedoatorbrasileiro #estrategistajohnkenneth #professorwillisaraujo #professormariolima 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

JÚNIOR, Dirceu Alves. Fotografia do Ator Raul Cortez. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/coluna/na-plateia/raul-cortez-ator-video-celia-helena-arthur-rimbaud>. Acesso em: 27 jun. 2023.

WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. Biografia de Raul Cortez. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Cortez>. Acesso em: 27 jun. 2023.

UOL, Na Telinha. Biografia do Ator Raul Cortez. Disponível em: <https://natelinha.uol.com.br/famosos/tudo-sobre/raul-cortez>. Acesso em: 27 jun. 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[INSIGHTCULTURALBRASIL] ADAM SANDLER - GRANDE ATOR E COMEDIANTE NORTE-AMERICANO

[INSIGHTCULTURALBRASIL] RAFAEL SANZIO - GRANDE PINTOR RENASCENTISTA ITALIANO

[INSIGHTCULTURALBRASIL] ENTREVISTA COM DANILO ROCHA (CANTOR SERTANEJO)